Paraty: beleza e história em um só lugar (Parte 1)

Sempre ao ouvirmos falar sobre Paraty, vem a nossa mente um lugar de praia mas com muita história. Então o que a gente fez….foi pra lá pra contar a vocês um pouco de como é Paraty, como chegar, onde ficar e o que fazer nesse lugar incrível.
Paraty está localizada no extremo sul do Estado do Rio de Janeiro, muito próximo à Ubatuba, em SP. Como saímos da cidade de São Paulo, o acesso foi pela Rodovia Rio Santos, por Caraguatatuba ou Ubatuba, sem perrengues e muito bem sinalizada (apenas alguns buracos no trecho de Ubatuba mas nada grave). Existe outra opção, a Estrada Cunha-Paraty…mas a estrada é bem lenta e exige atenção ao motorista.


Hospedagem

Ficamos na Pousada Vila do Porto. Não tem localização melhor pra você se hospedar. A pousada fica a uns 100 metros do Centro Histórico. Não precisa pegar carro, dá pra fazer tudo a pé (inclusive tomar uma cervejinha ou cachacinha sem medo). Tem estacionamento e por dentro é um charme.

Sacada de um dos quartos da Pousada Vila do Porto em Paraty
Sacada do quarto na Pousada Vila do Porto, Paraty – RJ
Fachada da Pousada Vila do Porto em Paraty, RJ
Fachada da Pousada Vila do Porto


Dica dos Pombos: a pousada serve um café da tarde com bolos e pães caseiros como cortesia por volta das 17:00. É uma delícia!

Café da tarde na Pousada Vila do Porto em Paraty, Rio de Janeiro
Café da tarde na pousada


O Centro Histórico

Então fomos conhecer o tão falado Centro Histórico de Paraty. Antes de mais nada vale explicar que o Centro Histórico é fechado para carros, apenas pedestres podem adentrar a área que é demarcada por correntes. O Centro Histórico fica bem de frente para o mar e é sujeito às marés, motivo pela qual pode-se ver diversas poças pelas ruas. Em tempos de lua cheia, pode haver “invasão” da água e transformar o local em uma “Veneza Brasileira”, mas não é sempre. As ruas são formadas pela famosíssimas pedras irregulares e formam um vão no meio de cada rua (tipo uma canaleta). O motivo para isso é que antigamente o esgoto era despejado direto na rua pelas pessoas e a maré que invade as ruas era responsável por “lavar” os dejetos depositados.

Dica dos Pombos: não use saltos e também evite chinelos. As pedras escorregam um pouco e como são irregulares é um pouco difícil se acostumar no começo. Depois você já pega o jeito.

Centro histórico de Paraty, com ruas parcialmente alagadas pela maré
Centro histórico de Paraty, com ruas parcialmente alagadas pela maré
Famosas ruas de pedra do centro histórico de Paraty, RJ
Detalhe das famosas ruas de pedra do centro histórico de Paraty, RJ
Igreja no centro histórico de Paraty
Antiga igreja no centro histórico de Paraty


Fizemos o Tour guiado oferecido pela Free Walking Paraty. NÃO DEIXEM DE FAZER!! Eles tem monitores que fazem um tour a pé pelo Centro Histórico contando muitas histórias das construções, igrejas e da história do Brasil. É fantástico…dura umas 4 horas, mas é bem tranquilo e muito enriquecedor. A empresa não cobra nada antecipadamente mas é de bom tom dar uma quantia que você desejar no final do tour. O ponto de encontro do Tour é na praça à frente da Igreja Matriz. Tem em dois horários, de manhã e no final da tarde.

Dica dos Pombos: outras empresas oferecem o mesmo tour no mesmo ponto de encontro e cobram um valor fixo. Atente-se para ir somente com os monitores do Free Walking.

O Centro Histórico oferece muitas opções de souvenirs. São lojinhas pitorescas com presentes para todos os bolsos, desde lembrancinhas como quadrinhos e imãs até objetos mais elaborados como móveis de decoração e lindos quadros em belos ateliês.

As construções remetem à colonização portuguesa e são tipicamente coloridas e padronizadas.


Para comer e beber

A gastronomia de Paraty é um caso à parte….come-se muito bem! Existem diversas opções de restaurantes no Centro Histórico, a maioria com pratos deliciosos e elaborados. Tanto no almoço como no jantar é possível curtir uma boa comida e tomar um bom vinho ao som de MPB. Muitas opções de carnes, frutos do mar e massas. Também vimos pizzarias bem aconchegantes com cheirinho de forno a lenha.

Não vamos mentir…..não é barato pois trata-se de pratos a la carte muitas vezes elaborados por chefs dos respectivos restaurantes. Mas vale a pena, ainda mais se for um passeio romântico a dois.

Alguns restaurantes colocam as mesas nas ruas de pedra mesmo. Você se delicia em uma atmosfera muito agradável. À noite é mais interessante para comer nas ruas do Centro Histórico, um clima único.

Dica dos Pombos: se você pretende comer algo mais simples e não tão elaborado, mas igualmente delicioso visite a Esfiharia Emirados. Só abre à noite e tem inúmeras opções de esfihas, além de vários rótulos de cervejas artesanais. Fica fora do Centro Histórico mas muito pertinho, dá pra ir a pé.

Paraty conta com muitos alambiques na cidade e, claro, existem diversas opções de cachaças para saborear e levar pra casa. Porém existe lá uma cachaça chamada Gabriela muito famosa e igualmente deliciosa. É uma bebida doce, uma mistura de cachaça com gengibre. Se você curte NÃO DEIXE DE PROVAR. Todos os barzinhos do Centro Histórico tem a Gabriela. Também existe uma bebida que deriva da Gabriela, chamada Jorge Amado, é tipo uma caipirinha de maracujá feita com Gabriela. Imperdível também.

Aliás os barzinhos noturnos são uma delícia para você que não tá afim de jantar pra valer e só quer beber e comer um petisco.

Dica dos Pombos: os barzinhos que ficam ao lado da Igreja Matriz são mais badalados. Ambiente descontraído nas ruas do Centro Histórico.

Badalação nos barzinhos noturnos do centro histórico de Paraty
Badalação nos barzinhos noturnos do centro histórico de Paraty


Também não deixe de experimentar o sorvete Bubble Waffle. É um sorvete que vem numa casquinha (de casquinha só o nome porque é enorme!) feita de waffle, sim, aqueles tipo massa de crepe, quentinha. Fica numa sorveteria dentro do Centro Histórico, fácil de achar. Dá uma olhada na situação:

Sorvete de casquinha gigante chamado Bubble Waffle encontrado no centro histórico de Paraty


Resumindo, o Centro Histórico de Paraty é um lugar para você aprender sobre a nossa história, comer e beber muito bem e ter momentos de lazer e descontração. Indicado para famílias e casais. Mas claro que solteiros tem de monte também, aliás muitos gringos frequentam Paraty. Ótima oportunidade para fazer amigos.

No próximo post continuaremos falando sobre Paraty, mas vamos abordar as praias, ilhas e passeios de barco deslumbrantes.

Bons voos !!!

Logo dos Pombos Viajantes

Deixe uma resposta