Levar dinheiro vivo ou cartão em viagem internacional?
Viagem internacional chegando e qual a melhor forma de levar dinheiro? Levar dinheiro em espécie ou cartão em viagem internacional? A realidade é que os dois são necessários. Na verdade, toda forma que facilitar e cobrar menos juros e impostos são válidas. Com a facilidade da internet, levar dinheiro para o exterior está cada vez mais fácil e prático.
Levando dinheiro em espécie em viagem internacional
Nós gostamos de levar cerca de 30% do dinheiro da viagem em espécie, pois sempre tem um lugar ou outro que não aceita cartão, principalmente comprinhas pequenas. Não gostamos de levar muito em espécie, pois sempre há o inconveniente de roubo ou perda. Não dá para arriscar com muito, né!
Para levar o dinheiro em espécie, você deve ir até uma casa de câmbio de sua confiança, ou em algum banco que faça esse tipo de transação. A diferença entre os dois locais é o valor final da transação. Em ambos é cobrado IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 1,1% sob o valor, mais comissão e/ou taxas administrativas.
São as taxas e comissões que irão definir se vale a pena trocar o dinheiro em determinado local. Há essa variação tanto entre casa de câmbio e banco, como entre casas de câmbio.
Então, a palavra chave aqui é pesquisar. Estamos usando o app Moeda Hoje que nos ajuda a monitorar a variação diária do câmbio. E o app Melhor Câmbio que nos ajuda a encontrar os lugares com os melhores valores de taxas de câmbio.
Levando dinheiro no cartão ou conta digital em viagem internacional
Você deve estar se perguntando: “E os 70% restantes?” Bem, acontece que essa será a primeira vez que teremos mais uma opção além do cartão de crédito, a conta digital internacional, que não deixa de ser uma forma de levar o dinheiro em cartão.
Cartão de débito pré-pago (Travel Money) e o Cartão de Crédito convencional
Para levar dinheiro em viagem internacional no cartão, você pode optar pelo cartão convencional de crédito e que deve ter a função internacional ativada, ou cartões de débito pré-pagos, os famosos travel money.
Nessa opção você tem segurança, pois em caso de perda ou roubo é só bloquear e você não perderá efetivamente o dinheiro. Mas o problema aqui é o IOF de 6,38% sob o valor da compra cobrado no cartão de crédito, e para o travel money, o IOF também de 6,38% mais o spread (lucro da corretora ou casa de câmbio).
Entre o crédito e o débito, gostamos de usar o de débito. Aqui conseguimos ter um controle maior dos gastos, já que você tem que fazer uma recarga no cartão, em reais mesmo, para que ele possa ser utilizado. A conversão para dólar é automática no dia da transferência. Nesta opção você consegue economizar um pouco conforme a cotação do dólar varia. Você pode ir fazendo recargas quando o dólar estiver mais baixo, e com isso vai diluindo a variação cambial.
No cartão de crédito o limite do cartão é seu limite. Então, se você não tiver controle pode gastar além do pretendido. A cotação do dólar será o da data da compra e você não paga nenhum spread, somente o IOF, mas cuidado! O IOF de 6,38% é cobrado em cada compra realizada. E tem que levar em consideração também, que o limite do cartão pode já ter sido utilizado para a compra de passagem, hotel, seguro.
Conta Digital Internacional
Uma nova opção, bem mais econômica, é utilizar contas globais. Ainda não utilizamos esta modalidade na prática. Ainda estamos fazendo uma “poupança em dólares” para nossa próxima viagem. Estamos falando dos bancos digitais que oferecem a possibilidade de abertura de contas em dólar para brasileiros. Neste caso o IOF é de 1,1% mais o spread. Mas o pulo do gato aqui é que utilizam o dólar comercial, que costuma ser mais barato que o turismo, utilizado em todas as outras formas que mencionei. Você pode usar o cartão digital diretamente no celular ou solicitar um cartão físico com a função de débito.
Alguns bancos que você pode ter esse tipo de conta são Wise, C6, Nomad e Avenue. Nós utilizamos a Avenue e não temos do que reclamar.
Vai fazer uma viagem internacional? Não esqueça de providenciar o passaporte com antecedência. Te explicamos tudo nesse post: Viagem Internacional: Como tirar o passaporte brasileiro
Esperamos que tenham gostado desse post. Deixem suas dúvidas e críticas aí nos comentários. Ah! E não esquece de curtir o post e seguir a página. Assim você receberá atualizações de nossas postagens.
Bons voos !!!