Fernando de Noronha: as praias mais lindas do Brasil
- On:
- 0 comentário
Agora sim, vamos falar de praia. As praias de Noronha são de uma beleza inexplicável. A geografia do lugar, a cor da areia e da água, sem falar na transparência.
Quais são as praias de Noronha? Noronha tem muitas praias, claro! Afinal estamos falando de uma ilha. Mas nem todas as praias podem ser visitadas. A maioria das praias abertas para visitação estão localizadas no “Mar de Dentro”, face da ilha voltada para o continente brasileiro. Algumas das praias pertencem à Área de Proteção Ambiental (APA), que é a região onde estão os moradores também, e o acesso é liberado. Já as praias que estão localizadas na área do Parque Nacional Marinho (PARNA), tem o acesso controlado e em algumas nem é permitida a entrada para preservação da vida do local.
PRAIAS DO MAR DE DENTRO
Como já mencionamos é a parte da ilha voltada para o Brasil. Possui praias de areias claras e mar tranquilo a maior parte do ano. Esse cenário de calmaria muda com a chegada dos famosos swells à ilha. Abaixo está a lista de praias do mar de dentro e se ela está localizada na APA ou no PARNA.
- Praia do Porto Santo Antônio – APA
- Praia da Biboca – APA
- Praia do Cachorro – APA
- Praia do Meio – APA
- Praia da Conceição – APA
- Praia do Boldró – APA
- Praia do Americano – APA
- Praia do Bode – APA
- Praia Cacimba do Padre – APA
- Praia da Baía dos Porcos – PARNA
- Praia do Sancho – PARNA
Praia do Porto Santo Antônio – APA
O mar é bem calminho, com poucas ondas. Apesar de estar localizado o porto da ilha, é considerado o porto mais limpo do Brasil, a água é cristalina, uma piscina, e a vida marinha é intensa. É possível ver do raso tartarugas, raias, tubarões e os mais diferentes peixes. É o lugar perfeito para prática de snorkel. Mas se você quer um pouco mais de aventura, você pode fazer mergulho com cilindro saindo da areia mesmo. No post anterior falamos tudo sobre esse passeio. Quer saber mais? Então clica aqui.
Uma curiosidade sobre essa praia é que nela descansa um naufrágio. Talvez por isso a vida marinha seja abundante nessa região. Trata-se de um navio grego chamado “Maria Stathatus”. O navio entrou em chamas em 09 de junho de 1937 e afundou. Hoje serve de refúgio para uma infinidade de animais, oferecendo aos mergulhadores uma área de cerca de 50 metros de destroços, bem pertinho da praia.
Vale lembrar que é uma área portuária com tráfego de embarcações. Se for mergulhar nessa praia, muito cuidado. E não se esqueça de usar colete salva vidas. A profundidade na área do naufrágio pode chegar a 10 metros de profundidade.
Praia da Biboca – APA
Fica bem ao lado da Praia do Porto, depois de uma elevação de terra. O acesso é apenas na maré baixa, mas o local não é indicado para banho. Existe apenas uma estreita faixa de pedras vulcânicas, não há areia. É uma passagem obrigatória para quem sai de barco para as praias do mar de dentro.
É também uma área considerada de descanso dos golfinhos. Quando fizemos o passeio de canoa havaiana, foi o local onde mais vimos golfinhos nadando e brincando.
Praia do Cachorro – APA
A praia é bem localizada, com ótima estrutura e próxima à vila e do Forte Nossa Senhora dos Remédios. Por estar na região central, é uma das mais procuradas pelos turistas. É nessa praia que está localizado o famoso Bar do Cachorro, que agita as noites noronhenses com forró e vista privilegiada para a praia. Vale a pena ir durante o dia e a noite para conferir.
Dizem que a praia recebeu este nome devido à uma escultura de bronze no formato de cabeça de cachorro, onde funcionava como bica de uma fonte natural de água doce que se encontra na entrada da praia ao lado da escadaria de acesso. Mesmo após a retirada da escultura, a praia continuou conhecida como Praia do Cachorro.
A areia é clara e fofa, mas há também pedras que formam piscinas naturais com peixes coloridos e um paredão de rochas. A água é cristalina. É lá que fica o famoso “Buraco do Galego”. Uma piscina natural que se forma nas pedras durante a maré seca. Ideal para realizar o mergulho livre.
Praia do Meio – APA
A praia fica entre a praia do Cachorro à direita, e a da Conceição à esquerda. Possui faixa de areia e pedras e águas calmas a maior parte do ano, mas ganha boas ondas no período de ressaca. Olhando para o lado esquerdo, é possível avistar uma formação de rochas, lá está o “peão”. Uma enorme pedra equilibrada em outras, bem menores. Comprovando que em Noronha, não há tremores de terra.
Assim como a Praia do Cachorro, é uma das poucas com bar estruturado, localizado no canto esquerdo da praia, o Bar do Meio. De lá, muita gente assiste ao por do sol. O acesso é pela Vila dos Remédios.
Praia da Conceição – APA
Nessa praia fica o famoso Morro do Pico, visto de quase toda a ilha. É uma das mais badaladas de Noronha. A praia tem águas calmas durante a maior parte do ano e uma vasta faixa de areia. O banho de mar é delicioso e há sempre muita gente praticando esportes por lá.
Quando o swell invade o mar de dentro, a praia disputa as melhores ondas com a Praia da Cacimba do Padre. É possível alugar cadeiras e guarda sol, assim como almoçar ou fazer um lanche sem precisar ter que sair da praia. A praia tem acesso a dois bares: o Bar do Meio e o Bar Duda Rei.
Praia do Boldró – APA
É a primeira praia depois do Morro do Pico. A Praia do Boldró, seguida pela praia da Cacimba do Padre, também são points de surfistas, com ondas de até 5 metros, na temporada de swell. Na maré seca, formam-se piscinas naturais bem próximo à praia.
No alto da falésia fica o Forte de São Pedro do Boldró, um dos lugares mais procurados para apreciar o cair do sol. Das areias do Boldró é possível apreciar os dois cartões-postais de Noronha: o Morro do Pico à direita, e o Morro Dois Irmãos à esquerda.
Praia do Americano – APA
Localizada entre as praias do Boldró e do Bode, é cercada por pedras, é pequena e deserta. É procurada exatamente pela sua privacidade. Tem águas muito azuis, com areia fofa. Os paredões de rocha completam o visual. O acesso é por trilha. Com vista para o Morro do Pico de um lado e o Dois Irmãos do outro, está quase sempre sem ninguém. O acesso pode ser feito pela costeira do Boldró ou pela trilha à partir da praia do Bode. Cheque a tábua de marés antes de ir. Na maré alta a praia fica isolada.
A praia recebeu esse nome devido à ocupação militar dos Estados Unidos no século passado.
Praia do Bode – APA
A Praia do Bode está situada entre as Praias do Americano e da Cacimba do Padre. A praia é sossegada e tem uma vista incrível do morro Dois Irmãos. Nos tempos de ondas fortes, o mar fica agitado e não é recomendado para banho.
Piscinas naturais são o principal atrativo dessa praia. O caminho para chegar lá depende da maré: se estiver baixa, pode ser pelas pedras, saindo da Cacimba do Padre, mas, quando estiver alta, só pela trilha. Uma pedra de grandes proporções (a Pedra do Bode) serve como mirante.
Praia Cacimba do Padre – APA
A Cacimba é o lugar ideal para ver bem de pertinho os Dois Irmãos. É a última praia fora do Parque Nacional Marinho. Para variar, possui um mar azul piscina, areias claras e fofas. É uma das praias preferida dos surfistas, suas ondas são consideradas umas das melhores do país, tubos rápidos e perfeitos, o Havaí brasileiro. As temporadas são bem definidas em Noronha, a época para o Surf vai de dezembro a abril e para o mergulho de maio a novembro.
É também local de desova de tartarugas marinhas e é importante seguir todas as recomendações sobre o uso consciente da praia com o Tamar ou ICMBIO. Uma atração bem interessante é acompanhar a abertura dos ninhos de tartarugas marinhas, e para saber as datas e horários é só visitar a base do Tamar.
O acesso mais fácil é de carro, por uma estrada de chão batido que leva ao meio da praia. O ônibus deixa bem longe do acesso à praia, uma caminhada em estrada de terra batida de uns 30 a 45 min.
Próximo à praia está localizado o Restaurante das Gêmeas. E na areia tem um pessoal que aluga guarda-sol e cadeiras (R$ 60,00), e ainda servem bebidas e pegam comida no restaurante se você quiser. O aluguel é pelo dia inteiro.
Seguindo pelo lado esquerdo da praia, em direção ao Morro Dois Irmãos, há uma pequena trilha que dá acesso à fabulosa Baía dos Porcos. Mas preste atenção à maré.
Praia da Baía dos Porcos – PARNA
A praia mais espetacular desse planeta. Também é uma das mais belas praias do país, o local é um verdadeiro aquário a céu aberto. Deu para perceber que essa é a nossa praia preferida.
Essa é a primeira praia dentro do PARNA, ou seja, você precisa ter o ingresso de acesso ao parque. Particularmente, não pediram o ingresso, mas há fiscais na área e podem solicitar, e se você não tiver com o cartão, pode ter algum problema. O acesso é pela Cacimba do Padre, sobe um morrinho, percorrendo uma pequena trilha de pedras. Para acessar esse morro, a maré tem que estar baixa.
A praia tem uma pequena faixa de areia e é cercada por pedras escuras de origem vulcânica e por uma enorme falésia. É na maré baixa que se formam as maravilhosas piscinas naturais, com uma rica fauna marinha. No entanto essas piscinas naturais são proibidas para o mergulho por questões ambientais. Como já falamos, há fiscais, ou na areia, ou no mirante, louco para aplicar uma multa ambiental.
Dica dos Pombos: preste atenção quando a trilha tiver uma bifurcação. Se você seguir em frente, chegará à Baía dos Porcos, mas se você virar à direita, subindo ainda mais o morrinho, terá uma vista privilegiada dos Dois Irmãos e da Baía. Não há sinalização, mas é fácil de localizar.
Praia do Sancho – PARNA
Não é à toa que é considerada uma das praias mais belas do mundo. Sancho é maravilhosa, principalmente vista de cima, onde é possível ter uma dimensão exata de sua beleza. Ela é considerada uma das mais belas do planeta por ser totalmente preservada, ter um acesso restrito, além de outros requisitos. Para manter esse título é necessário que o acesso seja extremamente controlado. Então, por favor, não reclamem da dificuldade de acessá-la. Pois é isso que a torna única. Apesar de ser belíssima, não foi a nossa preferida.
Há duas formas de acessar a praia, pela escadaria do PIC (Posto de Informação e Controle) ou pelo mar (através de passeio de barco). Como a praia é totalmente rodeada por uma falésia, você precisa descer. Foi então que ao encontrar uma fenda na rocha, e afim de facilitar a descida, fizeram uma escadaria de ferro. Não temos claustrofobia, então foi super tranquilo, mas ouvimos relatos de pessoas que não conseguem descer de forma alguma, pois a passagem é estreita entre duas rochas. Passa você e uma mochila pequena. Após descer a escada de ferro, você ainda estará na metade da falésia, mas aí é só descer os degraus feitos na própria rocha.
Verifique a placa com as instruções dos horários de descida e subida. Na praia são você, a areia e o mar. Então não se esqueça de levar água e comida. A vegetação é escassa, ou seja, não há sombras. Existem apenas uns coqueiros e umas duas ou três árvores ralas, se prepare para o Sol.
Caso não queira encarar a escadaria de jeito nenhum, você ainda pode acessar a praia pelo mar. Atenção, pois nem todas as embarcações tem permissão para chegar até o Sancho. Verifique com o barqueiro antes se ele pode chegar até lá, a maioria só pode ir até o Morro Dois Irmãos. Achamos a vista do mar para a praia bem mais bonita do que o inverso. Indo de barco você terá que nadar até a areia, pense nisso. Mas se não é um bom nadador, aprecie a transparência da água. Noronha tem sua águas tão transparentes que chega ser inacreditável.
PRAIAS DO MAR DE FORA
Do outro lado da ilha fica o “Mar de Fora”, ou seja, essa face da ilha é voltada para o continente africano. De um azul turquesa impressionante e com muitas formações rochosas, o mar é agitado pelos ventos vindo da África. Em alguns pontos, os arrecifes protegem e acalmam as águas, possibilitando o banho de mar. É como mergulhar em um aquário infinito. Mas atenção, mergulhar aqui somente onde é permitido. Todas as praias do mar de fora pertencem ao PARNA. Então para acessar as praias que são permitidas é necessário adquirir o cartão de acesso ao parque.
- Buraco da Raquel – PARNA
- Praia da Caieira – PARNA
- Praia do Atalaia – PARNA
- Baía do Sueste – PARNA
- Enseada dos Abreus – PARNA
- Praia do Leão – PARNA
Buraco da Raquel – PARNA
Não é exatamente uma praia, é uma região com formações rochosas e piscinas naturais. Quase não há areia e sim pedras vulcânicas. Por esse motivo, o local é um grande celeiro da vida marinha, e por medida de preservação, a descida e o banho não são permitidos. É uma região contemplativa, tem seu nome tirado de uma enorme pedra à beira-mar, com uma grande cavidade, o “Buraco da Raquel”. O acesso ao mirante é atrás do Museu dos Tubarões e você não paga nada para chegar até o mirante.
Raquel foi a filha de um dos comandantes militares que costumava esconder-se nesse buraco.
Praia da Caieira – PARNA
Quase esquecida pelos visitantes, a praia é encantadora. Essa praia fica ao lado do Buraco da Raquel, do lado oposto à praia do Porto. Seu acesso é restrito apenas com guia, e é trajeto para quem faz uma das trilhas agendadas Pontinha-Caeiras ou Atalaia Longa. Com orla em pedras escuras, relembra a origem vulcânica da ilha. Na maré baixa se formam várias piscinas naturais. Se você conseguiu agendar uma das trilhas acima, saiba que é permitido nadar em duas dessas piscinas naturais, por cerca de 15 a 30 minutos. E o melhor, ela é só sua.
Praia do Atalaia – PARNA
A Praia de Atalaia oferece ao visitante a maior piscina natural da ilha. Possui 40 cm de profundidade de águas tão claras que lembram até um aquário. É proibido o uso de nadadeiras e só pode entrar de colete e sem filtro solar para não afetar os corais. São 30 minutos cronometrados por um fiscal que fica na beira da piscina. E apenas 15 a 30 pessoas por vez entram na água. Não esqueça de agendar a visita no ICMBio, que fica em frente ao Projeto Tamar. Não é necessário contratar guia. Quer saber mais acesse aqui.
Típica paisagem vulcânica com pedras pretas, arrecifes e o Morro do Frade, no meio do mar. Os arrecifes criaram uma grande piscina, protegida das ondas do mar, por ser raso a temperatura da água é bem quentinha. Ideal para o crescimento de corais que abrigam uma intensa vida marinha. Na maré alta há a troca de água represada, em algumas vezes tubarões, raias e tartarugas entram e podem ficar presos na piscina quando a água baixa.
Baía do Sueste – PARNA
A Praia do Sueste é uma das melhores para snorkel. É possível ver com facilidade tubarões, tartarugas, lagostas, muitos peixes e corais. O visual da praia também é lindo. Por ter muitas algas e águas protegidas, o local é a principal área de alimentação das tartarugas marinhas. E se você quer encontrá-las, lá é o lugar ideal. Existem guias que você pode contratar por algumas horas, e te ajudam a encontrar essas fofuras do mar com segurança. O Tamar realiza um trabalho de monitoramento das tartarugas através de capturas para análises e marcações. Se você tiver interesse em acompanhar, verifique os dias e horários no site. As águas calmas do mar se devem às ilhas que ficam em sua baía: a Ilha Cabeluda, Ilha do Chapéu do Sueste, Ilha dos Ovos e a Ilha Trinta-Réis.
Para proteger este ambiente único e conciliar a conservação da natureza com a visitação, a praia é dividida em três áreas distintas, separadas por bóias. Sendo 1) a área do meio, flutuação com colete opcional; 2) a área da direita, flutuação com colete obrigatório; e 3) a área da esquerda, fechada à visitação, somente para pesquisa, pois é onde está o único mangue em ilha oceânica do Atlântico Sul. Devido à fragilidade desse ecossistema o acesso ao mangue não é permitido.
O acesso à praia é pelo PIC do Sueste. Você pode ir de ônibus, pois é o último ponto da linha que corta a ilha. No Sueste o visitante encontra facilidades de banheiros, lanchonete, área de descanso, aluguel de equipamentos e loja de souvenires. As instalações seguem os princípios de sustentabilidade como: tratamento de efluentes, reaproveitamento de águas, captação de água da chuva e uso de tecnologias construtivas de baixo impacto e reciclagem. Atenção ao horário de funcionamento, das 9:00 às 16:00 hr. E não esqueça seu ingresso.
Enseada dos Abreus – PARNA
Você chega nessa praia à partir do PIC do Sueste, por uma trilha de cerca de 1,2 km. O charme da Enseada dos Abreus são suas piscinas naturais. O caminho até as piscinas se dá por uma descida rústica e íngreme, diretamente na rocha, sem apoio de equipamentos, ou seja, é na raça. É obrigatório o agendamento, mas é permitido ir sem guia. Vale lembrar que o acesso não é fácil, podendo ser até perigoso.
A atividade praticada nas piscinas é a de flutuação, com uso obrigatório do colete e máscara de mergulho. Também não é permitido o uso de protetor solar ou outro tipo de creme, nem tocar o fundo das piscinas. Essa era uma trilha que gostaríamos muito de fazer, mas infelizmente não conseguimos agendar. Tá aí um bom motivo para voltar!
Praia do Leão – PARNA
Esta é a última praia que fica virada para o Mar de Fora, com vistas para as Ilhas do Morro do Leão e a Ilha do Morro da Viuvinha. Belíssima praia, também foi eleita uma das mais belas da ilha e do mundo, águas verde-azuladas e areia avermelhada, é ponto de desova de tartarugas marinhas. O acesso também é controlado, e em épocas de desova é proibido andar sobre as areias. Mesmo calmas, as águas têm correntezas fortíssimas. Evite entrar na água sem a supervisão de um guia. O local é praticamente deserto, por isso: leve o que for precisar.
O nome da praia vem de um dos rochedos que se assemelha a um leão-marinho deitado. Não consegui identificar não, e olha que temos imaginação para esse tipo de associação! Ao seu lado, outra formação rochosa chamada Morro da Viuvinha, que recebe este nome por causa da quantidade de ninhos da ave endêmica Viuvinha.
Para chegar nessa praia você deve ir até o SUESTE e fazer uma trilha curta até o mirante. Outra forma de acessar a praia é fazendo a trilha Pontinha-Caeira. O fim dessa trilha é a praia do Leão. Para saber mais sobre essa trilha clica aqui.
Bom, chegamos ao fim da nossa série sobre Fernando de Noronha. Assim como para nós a visita a este paraíso foi uma experiência fascinante, esperamos que para vocês também seja, e que aproveitem cada dica que a gente deu aqui no blog. E qualquer dúvida não deixe de nos escrever. Estamos aqui pra isso, te ajudar a planejar a viagem perfeita.
Bons voos !!!