O que fazer no Grand Canyon – Trilhas
Um dos maiores atrativos do Grand Canyon são suas trilhas cercadas de paisagem exuberante e desafios. Saiba quais são e como fazer as famosas trilhas do Grand Canyon.
Quanto tempo ficar?
O Parque Nacional do Grand Canyon é enorme. Por isso a quantidade de dias depende do seu grau de aventura. Devido à distância, o ideal é ficar no mínimo 2 dias, pois você ficará pelo menos de 6 a 8 horas dentro de um carro, contando a ida e a volta fazendo um bate e volta de Las Vegas, o que torna a viagem muito cansativa. A não ser que você vá de helicóptero. São realizados passeios desse tipo saindo de Las Vegas.
Pela quantidade de coisas que se tem para fazer dentro do parque, nós calculamos que uns 5 dias seriam ideais. Como já falamos no início, tudo depende do seu grau de aventura. Atividades para fazer é o que não faltam.
As trilhas
Há uma infinidade de trilhas e mirantes que é até difícil tentar relacionar para vocês. Essas trilhas podem ser feitas a pé ou de bicicleta. Ainda há estradas pavimentadas repletas de mirantes espetaculares para serem feitas de carro ou com o ônibus do parque. O parque fornece mapas e guias informativos para você se localizar. As áreas do parque são divididas por cores, baseadas nas 4 linhas de ônibus que circulam e cortam o parque.
Há um serviço de ônibus grátis que te leva em todos os pontos de interesse dentro do parque. Os pontos de parada são todos identificados. É só esperar que a cada 15 minutos passa um ônibus. E diferente da nossa tradição de “dar o sinal” com as mãos para o motorista parar, você só precisa estar lá, pois ele pára em todos os pontos.
Há trilhas que podem ser feitas em poucas horas que vão beirando o cânion e outras que é necessário uma preparação, não apenas física, mas de logística. Pois essas trilhas podem começar em um dia e terminar no outro. Principalmente aquelas que te levam até o Rio Colorado, no fundo do cânion. Como não tínhamos muito tempo nem preparo físico, optamos por fazer as trilhas mais fáceis, principalmente aquelas na beirada do cânion. Andamos por todo o parque de ônibus. Dessa forma conseguimos ganhar tempo e conhecer toda a estrutura do parque com seus museus, mirantes, lojas e tudo mais.
As principais trilhas são a South Kaibab Trail, a Rim Trail, a Hermit Trail e a Bright Angel Trail. Várias outras trilhas partem delas ou cruzam com elas.
South Kaibab Trail
Fizemos parte de uma das trilhas que descem até o Rio Colorado. Fomos até o limite do que seria seguro pra gente da trilha South Kaibab Trail. Descemos até o ponto chamado “Cedar Ridge”. Você encontra no site ou lá no Centro de Visitantes do parque dicas de como fazer as trilhas e os respectivos graus de dificuldade. Para fazer a South Kaibab, por exemplo, é necessário começar a descer bem cedo, caso contrário você terá que pernoitar na beira do rio. Para dormir lá embaixo você deve levar barraca, comida, água e proteção contra o frio, pois a noite a temperatura abaixa bastante.
Tabela de elevação da trilha South Kaibab Mapa de elevação da trilha South Kaibab
O lugar é surreal. A visão que você tem com a perspectiva de baixo para cima é espetacular. O terreno é bem arenoso, então você deve ir com um calçado próprio para trilha e prestar muita atenção onde pisa, porque escorrega mesmo. Você pode também descer e subir de mula. Nesse caso é preciso agendar e pagar uma taxa.
Trilha South Kaibab Trilha South Kaibab Mirante na trilha South Kaibab Aviso de segurança da trilha South Kaibab
Rim Trail
Achamos essa trilha bem mais tranquila porque você pode fazê-la de ônibus, a pé ou de bicicleta, por uma ciclovia que é pavimentada em alguns trechos. Nós optamos por subir de ônibus até o ponto final no Hermits Rest e descer a pé, porque claro, para descer todo santo ajuda.
A descida aqui é mais suave que na South Kaibab, e você vai beirando o cânion. Aqui o risco é um deslizamento ou escorregamento por estar muito próximo à borda, pois como já mencionamos, o terreno é arenoso. O risco de escorregar e cair lá embaixo é grande. Ou seja, todo o cuidado é pouco. Em alguns pontos da trilha é possível avistar o Rio Colorado lá em baixo. O grande responsável pela formação do Grand Canyon.
Rim Trail: Trilha na borda do Grand Canyon Parada para foto na Rim Trail – Rio Colorado ao fundo
A trilha corre paralela à estrada onde estão os pontos de parada do ônibus da linha vermelha (Hermits Rest Route), e em cada parada há um mirante com placas explicativas e indicando pontos geológicos ao longo da paisagem. Como o Monument Creek Vista, Mohave Point, Pima Point entre outros. Também existem pontos de descanso com bancos para apreciar a vista.
As outras duas trilhas, a Hermit Trail e a Bright Angel Trail, não conseguimos fazer porque o parque é muito grande e tem mais atrações para fazer além das espetaculares trilhas. No próximo post vamos falar sobre estas outras atividades muito legais para se fazer no Grand Canyon.
Bons Voos !!!