Gramado imperdível
Sem dúvida um dos principais destinos turísticos do Brasil é a Serra Gaúcha, em especial as cidades de Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul. Abordaremos neste tópico apenas Gramado, charmosa pela sua arquitetura européia, friozinho aconchegante e comida deliciosa.
Chegando em Gramado
A cidade de Gramado como dito acima está localizada na Serra Gaúcha. A melhor forma de chegar na cidade é via Porto Alegre. Pegamos um avião até a capital gaúcha e alugamos um carro no aeroporto para subir a serra.
Dica dos pombos: alugue um carro. É possível subir a serra contratando vans. Entretanto quando você aluga um carro, poderá se locomover com muita flexibilidade e conforto; poderá percorrer maiores distâncias e conhecer mais lugares num único dia. Lembre-se que a cidade de Canela, vizinha à Gramado, tem muitos atrativos, mas está distante uns 25 à 30 minutos. Portanto um carro é uma boa ideia e quando se coloca na ponta do lápis não fica caro, do que se você contratar vans para ir a todos os lugares que quiser conhecer.
A estrada que sai de Porto Alegre à Gramado é conhecida como Rota Romântica. Apesar de um pouco sinuosa é tranquila e muito bonita.
A Cidade / O Centro
Gramado é muito charmosa. Realmente a cidade respira a Europa, em especial a Alemanha e Suíça. Nos hospedamos no Hotel Sky com arquitetura incrível e bom atendimento.
Dica dos pombos: não esqueça de verificar se o hotel que você ficará hospedado tem estacionamento, caso você tenha alugado carro.
A cidade é relativamente pequena, mas tem muitos locais para visitar e comer. Para alguns locais você consegue ir a pé. Do nosso hotel era uma caminhada agradável de mais ou menos 15 minutos até o centro. A principal avenida da cidade é a Av. Borges de Medeiros, localizada bem no centro de Gramado e é parada OBRIGATÓRIA para qualquer turista.
É lá que está o Palácio dos Festivais, onde anualmente é realizado o Festival de Cinema de Gramado, com diversos artistas do cenário nacional. Do outro lado da avenida está a famosa Rua coberta. É um espaço estilo galeria com diversas lojinhas e locais pra comer, além quiosques de artesanato. Na Borges também está a linda Igreja São Pedro também conhecida como Catedral de Pedra de Gramado. Vale a visita.
Compras
Existem inúmeras lojinhas focadas principalmente no turista que chega a Gramado. Destacam-se dois tipos de lojas para compras: As lojas de lembrancinhas e as lojas de roupas.
As lojas de lembrancinhas estão aos montes e você não vai ter desculpa para esquecer aquele presentinho pro colega ou pro familiar. Desde plaquinhas, imãs de geladeira e enfeites diversos até kits de cachaças e chocolates (aliás chocolates de Gramado merecem um tópico a parte). As lojas de roupas, claro, transbordam casacos, jaquetas de couro, luvas, sobretudos, mantas e gorros. Sinceramente não achamos muita diferença no preço das roupas (em relação à São Paulo). Mas há muita diversidade de roupas, isso sim.
Dica dos pombos: vale a pena comprar roupas lá, mas não pelo preço e sim pelo charme de ter uma peça de roupa de Gramado. Não vá com a ideia de refazer seu guarda-roupa de inverno, a não ser que seu bolso permita.
O Clima
Sim, é frio!!! Mas não é um sofrimento. É um friozinho gostoso. Em virtude de a maioria dos locais e hotéis terem ar climatizado quente, você tem conforto mesmo com muito frio nas ruas. De uma hora pra outra a neblina baixa forte na cidade. Fomos no inverno, no final de junho. As pessoas que moram lá dizem que o começo de Agosto é muito frio. Então vai do seu gosto. Claro que em outras épocas do ano, Gramado pode ser visitada sem perder o friozinho característico. Afinal é uma cidade serrana.
Dica dos pombos: compre uma boa luva para andar nas ruas.
Bons voos !!!
Adorei o post!